IP Convergence

Tuesday, January 30, 2007

Telefones Sem Fios NetLink Suportam a/b/g

No passado dia 3 de Janeiro a SpectraLink descobriu o véu sobre a nova geração de telefones sem fios (VoIP) a série 8000.
Este fabricante anuncia estes telefones como sendo o último grito tecnológico no mundo da telefonia IP, sendo os primeiros a suportar as tecnologias de rádio 802.11a/b/g sem diminuir considerávelmente o tempo de vida das baterias. Em termos de segurança a grande vantagem reside no facto de se poder utilizar WPA2.
Os novos modelos vão manter um "design" igual ao da série 6020, lançado o ano passado, pelo que as baterias, os carregadores e os acessórios vão poder ser partilhados por ambas as séries.
Em termos tecnológicos, as séries anteriores suportavam a tecnologia 802.11b, o que para as chamadas de voz em VoIP era suficiente. Mas, de facto, o mercado já aspirava por soluções que disponibilizassem mais largura de banda e que não fossem tão limitadas no número de canais disponíveis, apenas 3 devido às limitações inerentes ao sistema de modulação usado em 802.11b/g.
Em Portugal, os rádios que incorporam 802.11a podem ser usados, sem restrições, em espaços interiores, com a vantagem de se puderem instalar mais "Access Points" e mais canais sem problemas de sobreposição e interferências. Logo, comparativamente, mais largura de banda a ser partilhada por "Access Point", 54 Mbps em vez de 11 Mbps, o que à partida garante mais telefones Wi-Fi associados a cada "Access Point", mantendo a qualidade da comunicação de voz.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home