IP Convergence

Monday, January 22, 2007

Estudo do IDC Revela Resistências na Adopção da Telefonia IP

Segundo um artigo publicado recentemente pela Network World (NW): “As empresas com menos de 500 empregados revelam maior desconfiança na segurança em VoIP do que na rede TDM de telefonia tradicional”.

De acordo com um estudo do IDC e patrocinado pela CompTIA, a NW refere que: “as soluções VoIP ainda geram mais desconfiança em termos de segurança do que as redes empresariais baseadas em tecnologias sem fios WiFi”. Ainda segundo a NW: “Mais de 80% dos 350 inquiridos dizem que acreditam mais na segurança apresentada pelas soluções tradicionais, mas apenas metade tem o mesmo nível de confiança em relação às soluções VoIP.”

Apesar destes números, apenas 1 em cada 10, diz não acreditar completamente na segurança apresentada pelas soluções VoIP, levando-os a não tomarem quaisquer decisões na aquisição ou implementação de soluções de telefonia IP.

Estas respostas tão negativas adivinhavam-se, sabendo que nas empresas destes inquiridos as infra-estruturas de rede tinham sofrido ataques que as tornaram vulneráveis durante o último ano.

De acordo com estes dados convém desmistificar este estudo, realçando o facto de que se a infra-estrutura garantir segurança para as aplicações e para a transferência de dados, garantidamente fornecerá o mesmo nível de segurança para o tráfego de voz baseado em IP, VoIP.

Verificando-se neste estudo que segurança é o calcanhar de Aquiles, convém reforçar junto das empresas todas as vantagens que as soluções baseadas em VoIP hoje em dia apresentam: economia de escala usando uma rede multi-serviços – a mesma infra-estrutura para os dados e para a voz – , e a redução de custos nas chamadas internacionais ou entre escritórios remotos – ramais VoIP.

Fonte: http://www.networkworld.com/news/2007/
011807-survey-says-small-businesses-leery-of-voip.html

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home