IP Convergence

Tuesday, January 16, 2007

III - Desafios na Implementação: Telefonia IP

Desafios: Características do Tráfego de Voz

As irregularidades com que os pacotes chegam ao receptor também provocam problemas - Jittering. Os pacotes de dados devem chegar todos com a mesma cadência, com o mesmo ritmo e com o mesmo espaçamento temporal entre si, para que o Codec os possa descomprimir e tratar adequadamente. Ao não acontecer, há que introduzir um mecanismo - jitter buffer - para recepcionar os pacotes e gerar atrasos nalguns deles, para que todos possam ser apresentados ao Codec com a cadência e o ritmo com que foram transmitidos.

Por último, os pacotes VoIP usam como protocolo de transporte o "User Datagram Protocol" - UDP - não garantindo este a eficácia e a fiabilidade necessária ao transporte da informação de voz, não sinalizando a sequência de envio dos pacotes nem indicando os pacotes que se perderam ao longo do percurso da transmissão. Contudo, nas implementações VoIP, é usado o RTP - Real Time Protocol - , que ao marcar os pacotes com o grupo data-hora e ao atribuir um número sequencial, garante que estes durante o processo de transmissão em tempo real, consigam reconstruir a sessão de transmissão, em termos sequenciais e em termos temporais para além da identificação da sessão.

Apresentados alguns dos problemas decorrentes da implementação técnica de uma solução de Telefonia IP, importa realçar a necessidade de planear e auditar a rede de dados existente na organização, e avaliar até que ponto esta infra-estrutura pode suportar uma rede com as características e as exigências da convergência de múltiplos serviços: voz e dados.

A Auditoria e o Projecto

O processo de auditoria/projecto deve comportar várias fases: análise das necessidades, análise da rede existente, avaliar se a solução é exequível, proceder à instalação e configuração da solução, e fazer o acompanhamento, a supervisão e a manutenção.

Para além de ser fundamental recolher o máximo de informação possível, a fase crítica do projecto é aquela onde é feita avaliação da exequabilidade da solução. É nesta fase que se avaliam e medem todos os parâmetros que mais negativamente podem afectar o sucesso da solução: avaliar e medir a natureza e a quantidade dos fluxos de tráfego, avaliar os ecos e os seus impactos, medir o tempo de latência ao longo do processo de transmissão e avaliar a qualidade global da voz.

Conclusões

Com a convergência muito se pode ganhar e tudo se pode perder. As organizações esperam benefícios e não suportam perdas na qualidade do serviço que pretendem dar aos seus clientes internos e externos. O grande objectivo, independentemente do tipo e da natureza da solução tecnológica, é aumentar os níveis de produtividade global e reduzir custos de operação.
Que a falta de planeamento e a não observância dos factores críticos, durante a fase de projecto e planeamento, não deitem por terra todos os benefícios e as vantagens esperadas.

Labels:

0 Comments:

Post a Comment

Subscribe to Post Comments [Atom]



<< Home